quarta-feira, 28 de novembro de 2007


por Lu Lemasson
A contracultura nascida nos anos 60 já não existe. “Paz e amor”, flores e motivos psicodélicos não são mais sinônimos de oposição e rebeldia. Os hippies e os líderes dos movimentos contra as sociedades hipócritas ficaram para trás. Grande parte dos adolescentes estão alienados e não se interessam mais pela política como os que conspiraram contra a ditadura de 68 no Brasil. Aliás, os jovens de todo o mundo estão cada vez mais parecidos, numa busca frenética pelo inusitado, seja ele o que for. E é na pele desses “desencanados” que vive a contracultura dos dias de hoje.
Alternativa: essa é a nova ordem. Os ensinamentos do mestre Timothy Leary estão mais atuais do que nunca. O “surfar no caos”, que uma vez se referia ao uso de LSD para “abrir” a mente, é seguido à risca pela mocidade do espaço cibernético.

A constante da nova contracultura parece ser a desestruturação do que existe. Não é uma questão de mudar a roupagem e arrepiar os cabelos como os punks fizeram no início dos anos 90. O rock, símbolo da rebeldia dos anos 60, hoje é um mosaico de tendências musicais, tantas quantas são as tribos, grupos de jovens que sugerem novos valores e se destacam pela autenticidade.

A contracultura atual não tem um objetivo comum como a que combateu a guerra do Vietnã. Os adolescentes de hoje nem sempre crescem ouvindo a mensagem do consenso geral, uniforme, construída e transmitida por uma mídia centralizada. Agora existem tevês a cabo e Internet. Para os jovens internautas, estar informado atualmente não é ler os jornais com as notícias do dia. A quantidade de informação disponível é tão grande que já existem cursos que ensinam a selecioná-la. Para eles, a qualidade das informações e o debate sobre as mesmas são mais importantes que o volume.






PS: A critica acima é exatamente tudo que eu sempre quis falar. E esse PROJETO MACABEA era o que faltava no país, espero que prossiga com sucesso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oii. =]

Primeiro: Adoreii esse texto! Escrito de forma clara sobre um assunto do qual gosto muito de ler e falar.
E gostei bastante do seu blog também.

Obrigada pelo comentário lá 'Versos de Falópio'! Mesmo.
Volte mais vezes. Voltarei mais aqui também!

Beijinho

Andre Jerico disse...

Bruna

Legal vc ter gostado do Macabéa... Será um de nós logo que eu voltar do Nordeste. Entro em contato...

Meu e-mail é andre@ideiadejerico.com
blog: www.ideiadejerico.com

Andre o Jerico
autor do Projeto Macabea

Anônimo disse...

Olá Bruna!

Um prazer conhecer seu espaço e a lisonja é enorme em encontrar nossa Macabea por aqui.

Beijo.